Liga- Grupo H: Hulk brilha e Zenit dispara na ponta; Valencia se recupera
MatériaMais Notícias
da leao: O Zenit não fez um bom jogo. Mas conta com o brasileiro Hulk para furar qualquer ferrolho. Graças ao titular da Seleção Brasileira, que fez duas assistências de craque, o time russo derrotou por 2 a 1 os belgas do Gent e chegou aos seis pontos em dois jogos. Dzyuba e Shatov marcaram para os donos da casa. Matton descontou para o Gent.
continua após a publicidade
da dobrowin: A vice-liderança é do Valencia, que se recuperou da derrota para o Zenit em casa na estreia com um expressivo triunfo por 1 a 0 diante do Lyon, na França. Gent e Lyon dividem o trerceiro lugar, com um ponto. Feghouli foi o autor do único gol da partida.
Os jogos
Na Rússia, o Zenit, mesmo enfrentando um adversário bem mais fraco tecnicamente, não fez uma boa partida e foi carregado nas costas por Hulk. Aos dois minutos o brasileiro deu seu cartão de visitas, driblando três jogadores e sofrendo falta perigosa que, após cobrança de Garay quase foi gol (o goleiro Sels fez defesaço).
Hulk seguiu puxando quase todos os ataques – no Zenit a referência na área é Dzyuba. Porém, depois de 15 minutos e lamentando duas chances desperdiçadas por Danny e Dzyuba, o time de São Petersburgo foi diminuindo o ritmo, dando espaços para o Gent, que buscava atacar sempre pela direita com seus dois brazucas pouco conhecidos: o lateral Rafinha (que está para se naturalizar finlandês) e o meia Renato Neto (que fez a base toda no Sporting/POR).
Quando o jogo estava ficando insosso, Hulk fez a jogada que resultou no primeiro gol do Zenit. Aos 35, o brasileiro recebeu dentro da área pela esquerda, cortou a marcação de Rafinha e cruzou para Dzyuba cabecear colocado.
continua após a publicidade
No segundo tempo, o Zenit voltou apático e ainda viu Hulk perder uma bola que resultou no gol de empate do Gent. O belga Kums roubou a bola, avançou pela esquerda e fez cruzamento perfeito para Matton pegar de primeira e bater cruzado, aos oito minutos. Porém, aos 22, Hulk se redimiu totalmente. Ele recebeu pela direita, saiu de três marcadores e, no meio de cinco rivais, tocou sob medida para Shatov entrar sozinho na área pela esquerda e dar um toquinho por cima de Sems.
Na outra partida, na França, Olympique de Lyon e Valencia, dois times que decepcionaram na rodada de estreia se enfrentaram num duelo muito elétrico. No fim, vitória espanhola por 1 a 0, muito por causa da excelente atuação da sua defesa, principalmente no segundo tempo.
Jogadores do Valencia festejam o gol de Feghouli (encoberto) na vitória sobre o Lyon – AFP
O primeiro tempo foi emocionante. Embora Valbuena tivesse acertado uma bola na trave para o Lyon, o Valencia tinha ótima postura em campo e envolveu os donos da casa, obrigando o goleiro Lopes a fazer belas defesas em dois lances de Piatti (o melhor em campo) e acertando duas bolas na trave dos franceses numa cabeçada de Abenour e numa trama que Feghouli chutou da entrada da área, aos 40. Dois minutos depois, Piatti recebeu um lançamento de Negredo e tocou sob medida para o chute de Feghouli. Valencia 1 a 0.
Só aí o Lyon foi para cima. E em três minutos criou duas chances para empatar: um chute de Lacazette na trave e um chute cruzado de Ferri que passou raspando.
continua após a publicidade
O segundo tempo foi bem mais truncado, com o Valencia se fechando e sendo pressionado, mas conseguindo segurar a pressão do Lyon, que ficou em cima nos minutos finais. Foi aí que brilhou intensamente o goleiro Domenech, que aos 45 minutos voou para evitar um chute na marca do pênalti de Tolisso e no minuto seguinte num chute de fora da área de Umtiti.